Nota Oficial - Qualidade da Água

22/03/2019

O Sindicato das Empresas Operadoras e Concessionárias de Saneamento de Santa Catarina (SINDESC), vem por meio de Nota Oficial se pronunciar sobre as publicações em veículos de comunicação catarinenses, que alertam sobre a presença de traços de agrotóxicos na água de 22 cidades do estado. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (22) e usa como fonte o Ministério Público. O referido estudo ainda não foi divulgado oficialmente.

A qualidade da água distribuída em todo o país segue os parâmetros exigidos na Portaria de Consolidação N° 5 de 2017, emitida pelo Ministério da Saúde. Este trabalho é acompanhado pelas Agências Reguladoras, além do Programa de Vigilância da Qualidade da Água, monitorado pela Vigilância Sanitária.

O SINDESC explica que as empresas Operadoras e Concessionárias devem seguir a legislação brasileira, nela está especificado os padrões de potabilidade da água e outras exigências.

"Hoje estamos expostos a diversas substâncias tóxicas, que podem estar presentes em frutas, verduras, carnes, até em alguns produtos dermatológicos, entre outros. Para cada um deles existe um limite e, por isso, cada setor tem a sua legislação e os parâmetros para serem respeitados” explicou a Engenheira Sanitarista Ambiental, Elis Gomes de Souza.

O SINDESC lamenta pelo conteúdo divulgado e acredita que falta contexto e, que em breve o próprio Ministério Público deve esclarecer. A notícia gerou preocupações desnecessárias, que não condizem com a qualidade da água disponível em todo o estado. O SINDESC ressalta que as Operadoras e Concessionárias de Santa Catarina cumprem integralmente a atual legislação brasileira e que não há risco para a comunidade catarinense.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Avenida Rio Branco, n° 691, 3º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88.015-204